ITANHAÉM, A AMAZÔNIA PAULISTA

ITANHAÉM, A AMAZÔNIA PAULISTA

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

VAMOS LÁ! CLIQUE PARA SEGUIR!

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CAÍCO, O PESCADOR. PERSONAGEM E PROTAGONISTA DE ITANHAÉM: A NATUREZA QUE RECEBE, CRIA E ENSINA; A GENTE, QUE AMA TANTO.

     Caíco, meu amigo pescador, Carlos Alfredo ou Carlos Nóbrega, no perfil do Facebook. Perfil que é seu cartão de visitas, com a Praia da Saudade ao fundo - aquela referida na Trilha do Morro Sapucaitava⇙, bem no centro da cidade.

     Veio para Itanhaém pequeno, com os pais, e há 23 anos labuta no Tribunal de Justiça. Funcionário da Administração, seu hobby é pescar. Pescar e navegar pelas trilhas de águas abundantes que Deus nos deu.

     Para pescar é preciso técnica, que Caíco foi...

















     Caíco, meu amigo pescador, Carlos Alfredo ou Carlos Nóbrega, no perfil do Facebook. Perfil que é seu cartão de visitas, com a Praia da Saudade ao fundo - aquela referida na Trilha do Morro Sapucaitava⇙, bem no centro da cidade.

     Veio para Itanhaém pequeno, com os pais, e há 23 anos labuta no Tribunal de Justiça. Funcionário da Administração, seu hobby é pescar. Pescar e navegar pelas trilhas de águas abundantes que Deus nos deu.


     Para pescar é preciso técnica, que Caíco foi aprendendo com o tempo, desde quando tinha seis anos, garotinho de calças curtas.

     Aprendeu a arte com os caiçaras, pescadores da cidade e profissionais da pesca (claro, né?)

     Para pescar é preciso, além de técnica e sorte, que também o tempo ajude. Agora, inverno, tomados de frio, os peixes se escondem nas águas profundas, para se safarem da friagem.

     Um solzinho que aparece já dá pra colocar o barco na água e atirar a linha. É a vida que sorri para a luz.

     O solzinho que aparece mesmo nos dias invernosos, de veranico. Muitas das imagens aqui publicadas são fotografias tiradas hoje pela manhã (melhor, madrugada), quando ainda havia névoa. Programa bem família: Caíco, o pai, seus dois filhos e o mundão de Deus.




     Com linhada mesmo pescou sempre, de modo artesanal. Hoje, sai de molinete e carretilhas, e pesca muito.

     História de pescador - que seja, se pescador é! -, há dois anos pescou tanto que até deu e vendeu. Vendeu aos montes para um nosso colega, sócio no restaurante Caçula. Ano bom, de fartura. 



     Robalo, peixe de carne saborosa, tão bom quanto valorizado, na época a R$ 20,00 o quilo. Em São Paulo não se paga menos do que R$ 45,00.

     O bom mesmo não é nem o vender, mas o puxar os peixes da água. O pescar. A emoção.

     Caíco pesca. Pesca e sonha o sonho do pescador, cada vez mais difícil de ver em escala melhorada na qualidade, por conta da pesca predatória, feita de rede e ganância. Rede que carrega os produtos pequenos, às centenas, para o abandono e a podridão. Promessas descumpridas.


     Pescador vivente e crente na fartura que o respeito traz, jamais se serve de peixinho ou aquilo que para o prato não sirva. Puro pecado e desperdício: "Volte às águas! Vai embora! Eu volto pra te buscar."



     Volta, mesmo, e leva à mesa, dividida com a bela e jovem mulher mais o filho, que assim menino como ele já ama as águas de Itanhaém, bem as salgadas e revoltas, bem as doces e tranquilas.


     Se hoje pesca nas (todas possíveis) horas vagas, seu sonho é (Ah! Se ganhasse um dinheiro na loteria!) viver em cima do barco o dia inteiro, percorrendo o Itanhaém, seus afluentes e o mar, em estiradas pelas correntezas ou no galope das ondas. 


     Sentir a liberdade respingada de sal, sol e lua. Nem importaria ganhar menos: seria tão bom ter o tempo livre para deslizar sossegado em cada dobradura de tantos rios, de tantas ondas!  


     Antigamente Caíco guardava seu barco na casa de amigo, a passos da margem do Itanhaém - aquele que desemboca no grande mar. 

     Casa arranjada para barcos e apetrechos, de um e outro, a depender quase só de escorregada para o navegar, já na Boca da Barra. Foi que foi até um dia o parceiro partir.


     A viúva, sem interesse em manter duas casas - morava em outra, sua, também - aceitou a oferta e o Caíco, que também tinha morada própria, comprou a casinha, em suaves prestações.

     O inverno logo acaba e todos os dias serão dias de peixe, bons para acordar às cinco da manhã e sair largado, pelos rios acima e abaixo.

     Até que se aposente, volta na hora apertada e veste a muda de roupa colocada de jeito, para zarpar, não para mais um passeio de barco, mas para o trabalho. Como hoje. Até lá, até que se aposente. A vida espera.

     Ou até que Deus o favoreça com um prêmio bom. Bom para seguir seu sonho de pescador. Pescador com consciência, fique observado.

     Então Caíco, meu amigo pescador - dos bons -, relata passagens de sua história de amor por Itanhaém, a cidade de tantas histórias e vidas entrelaçadas, brilhantes de sol e molhadas pelos respingos da chuva, da maresia e do sereno ou das águas de seus rios exuberantes:


               "Cheguei em Itanhaém vindo do Vale da Ribeira, com seis anos, em 1974. Desde criança me apaixonei pela cidade. Aprendi a nadar nestas águas, a surfar e a pescar.
               Tem a época boa para a pesca do caranguejo: desde criança eu e outros colegas, uma vez ao ano, entramos nos mangues à procura dos maiores, só a quantidade para comer; a época do coquinho azedo; do coquinho "babão"; do ananá para xarope etc.Tudo herdado da convivência com os nativos de Itanhaém. 
               Há os pontos turísticos de beleza natural, de fácil acesso, e outros que só por poucas pessoas podem ser acessados, pelos que se aventuram a saber das cachoeiras na Fazenda Mambú e na Fazenda Água Quente; das matas do Rio Branco, com suas casas abandonadas da época da banana; das tribos; dos bananais; dos Rios Preto e Aguapeú e suas águas escuras: navegar nessas águas é uma verdadeira aventura.
               No Rio Tambutica encontramos às suas margens casas abandonadas, máquinas e trilhas da época da banana, muitos pomares em meio à mata.
               No mar, as ilhas e parcéis (onde os peixes ficam escondidos) conhecidos e outros que poucos sabem. 
               Sempre no mar e rios, apreciando as belezas naturais da nossa cidade."

                    Esteja em paz, Caíco, meu amigo, na graça de Deus, com as bênçãos de um lugar tão lindo. 

Texto publicado com a autorização do protagonista que, a seu gosto e a qualquer tempo, poderá inserir novas fotografias, alterar o texto e reproduzi-lo, no todo ou em parte. Só ele. 


Escreva, comente. Se para elogiar, obrigada. Mas posso ter pecado e truncado o texto, cometido algum erro ou deslize (não seria a primeira vez). Comentando ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você. Culpa minha, eu sei. Por isso me redimo, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

VERDEGLÓRIA TERRÁRIOS E ARTESANATO ECOLÓGICO

BELA ITANHAÉM

MEU QUADRADO 

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 


Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Para pescar lo que necesita , así como la técnica y de la suerte , que también ayuda el tiempo . Ahora , el invierno, en frío, la piel de peces en aguas profundas , para escapar del frío. Un bronceado que aparece da ahora a poner el barco en el agua y tirar la línea . Es la vida que sonríe a la luz.
To fish you need , as well as technical and luck, that also time help . Now , winter , taken cold , the fish hide in deep water, to get away from the cold weather.A tan that appears now gives to put the boat in the water and throw the line. It is the life that smiles at the light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. O MEU? DA CIDADE GRANDE PARA A PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. O MEU? DA CIDADE GRANDE PARA A PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

TELEFONES ÚTEIS

TELEFONES ÚTEIS

- Aeroporto Estadual 3422-2852

- Batalhão de Polícia Militar - 29º 3427-1414/1499

- Bombeiros (Incêndio e Resgates) 193 / 3427-4769

- Bombeiros (Salvamar Paulista) 3425-5226

- Câmara Municipal 3421-4450 / Fax.: 3421-4455

- Cartório - 1º Registro Imóveis 3422-1422

- Cartório - 2º Tabelionato 3426-5498
- Cartório do Registro Civil 3426-5498

- Cartório Eleitoral 3426-2747

- Casa da Agricultura 3426-5792

- Casa de Câmara e Cadeia 3422-4728

- Cemitério do Centro 3427-7805

- Centro de Pesquisas 3427-6723

- Centro do Produtor 3426-5791

- CETPI 3426-3501

- CMTECE 3421-1700

- Conselho Tutelar 3426-3500

- Correios – ECT 3422-5353

- Defesa Civil 3427-8352

- Delegacia de Polícia - 1° - Centro 3422-1208

- Delegacia de Polícia - 2° - Cibratel 3426-1307

- Delegacia de Polícia - 3° - Suarão 3422-5012

- Delegacia de Polícia – Seccional 3422-6061

- Delegacia de Trânsito 3426-2438

- Disque Denúncia (Áreas verdes) 3421-1672

- Elektro 3421-4500

- Fazenda do Estado – Coletoria 3422-3223

- Forum3422-1215

- FUNAI 3426-9677

- Fundo Social de Solidariedade 3427-5068

- Guarda Municipal 199 / 3425-3800

- Hospital Regional 3421-1900

- IBGE 3422-2595

- INSS – Arrecadação 3426-1330 / 3422-6063

- INSS – Benefícios 3426-1330 / 3422-6063

- Juizado de Menores 3422-1215 - ramal 214

- Maternidade Municipal 3422-4644

- Ministério Público SP 3427-8320

- Polícia Militar Ambiental 3422-3765

- Polícia Rodoviária Estadual 3422-5859

- Prefeitura Municipal 3421-1600

- PROCON 3426-2772

- Pronto-Socorro 3427-1111

- Receita Federal – Coletoria 3426-4107

- SABESP-Escritório Regional 3426-4044 / 195

- Sociedade Protetora dos Animais 3426-4107

- Viação Breda 3422-1241

- Viação Intersul 3422-1807

- Viação Liroral Sul 3426-2316

- Viação Solmar 3425-2416 / 3422-115

Unidades de Saúde:

SUARÃO: Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650 - Tel.: 3426-1577

OÁSIS/SAVOY: Rua Jaime Lino dos Santos, 290 - Tel.: 3426-1798

JD. MOSTEIRO: Av. Tiradentes, 184 - Tel.: 3426-3197

GAIVOTA: Av. Flácides Ferreira, 500 - Tel.: 3429-1410

CORONEL: Rua Domingues Perez Dominguez, 734 - Tel.: 3426-1002

Feiras-livres

TERÇA-FEIRA: Jd. Bopiranga - Rua Dorival E. Leoni e Belas Artes - Pedro Américo

QUARTA-FEIRA: Suarão - Rua Professor Augusto Ribeira de Carvalho

Ivoty - Rua Maria Antônia Lopes Leitão

QUINTA-FEIRA: Nossa Sra do Sion - Av. Cabuçu

SEXTA-FEIRA: Centro - Praça Aurélio Ferrara

SÁBADO: Savoy - Rua Vereador João de Almeida Batista

Loty - Av. Verde Mar

DOMINGO: Oásis - Rua Emídio de Souza e Gaivota - Rua Curitiba

Rodoviária

Av. Harry Forssell, 1505 - tel. (13) 3421-1803

Viação Breda (3422-1241)
Santos-SP / Peruíbe-SP (passa por Itanhaém); São Paulo-SP;

Viação Intersul (3422-1807)
Santos-SP; São Paulo-SP (via BR-116); Cananéia-SP; Eldorado-SP; Cajati-SP; Iguape-SP.